Energia solar para casa é realmente vantajosa?

energia_solar

Não é segredo para ninguém que hoje estamos no meio de uma crise ambiental, pois chegamos a explorar tanto os recursos existentes no nosso meio ambiente que sobrecarregamos esse ecossistema. Pensando nisso, nós precisamos de alternativas que sejam menos agressivas ao meio ambiente. 

Uma das opções seria a energia solar, e percebemos que o mercado tem uma disposição maior a oferecer essa energia já que o assunto é tão debatido nos dias de hoje. A grande dúvida é se realmente isso vale a pena em nossas casas, pois muito se comenta que esse é um sistema de alto valor. 

Na verdade, vemos no mundo inteiro que a todo momento as pessoas estão investindo mais e mais nesse tipo de alternativa voltada para as energias que são renováveis, e qual o melhor exemplo disso a não ser a luz solar? 

Para entender melhor sobre o assunto, vamos destrinchar esse tema para você, e depois de todo o conhecimento, você decide o que é mais vantajoso em sua situação, seja do cotidiano ou financeiro. 

Como é o sistema de energia solar?

Como o próprio nome já propõe, o sistema de energia solar precisa obviamente do Sol, porém não do seu calor como muitos ainda acham equivocadamente. O que nós aproveitamos do Sol para a geração de energia elétrica, são os raios solares. 

Um sistema solar em si é composto por diversas partes, como as placas solares, que são somente uma região de todo um sistema, ao contrário do que muitos se dissemina em relação a esse tema. As placas são responsáveis pela captação do raio solar e a energia transportada pelos cabos de sistema chega ao inversor, ocorrendo então a transformação em energia elétrica.

O sistema de energia solar utiliza uma tecnologia que se chama sistema fotovoltaico, e ele ganhou esse nome por conta dos seus painéis que são os responsáveis por captar o raio solar necessário para a transformação energia elétrica.

Claro que assim que esse sistema foi desenvolvido, as placas solares, bem como os outros componentes desse sistema, ganharam um alto custo para sua instalação, até por ser novidade no mercado e não ter tanto a credibilidade dos clientes.

Contudo, hoje em dia as pessoas estão mais dispostas a aderir a esse sistema que além de sustentável, utiliza-se de recursos inesgotáveis e gratuitos, afinal o sol está a nossa disposição o dia inteiro.

Além de pensar sustentavelmente, nós também percebemos que o sistema de energia solar traz muitos benefícios para o nosso dia a dia.

Veja também: Como ter uma casa sustentável? Meios de viver, ajudando o meio ambiente.

Quais os benefícios desse sistema de energia solar? 

Como falamos acima, o sol está à nossa disposição o tempo inteiro, e para aproveitar isso da melhor maneira precisamos encontrar alternativas que utilizem o sol como o recurso principal para a produção de determinada finalidade. Com o sistema de energia solar podemos encontrar alguns benefícios, e é o que citaremos hoje.

Ajudando o meio ambiente: as fontes que utilizamos convencionalmente como fonte de energia são extremamente poluentes, além da emissão de gases, provocando o conhecido efeito estufa ou até mesmo o aquecimento global. As consequências dessa poluição são graves, como as catástrofes naturais. 

Por esse motivo, ao aderir a energia solar em sua residência, você está diminuindo os danos que outras fontes causam ao planeta. Lembre-se a todo momento que o sol é um recurso renovável, e por isso ele é inesgotável. Se a sua preocupação for a vida útil que o nosso ambiente tem, a energia solar é a resposta. 

Economia nos reajustes tarifários: as hidrelétricas são as responsáveis pelo reabastecimento da energia elétrica que a maioria das casas recebe hoje, e o seu combustível é a água. A água não é um recurso renovável, e inclusive está passando por um processo de escassez no mundo, o que prejudica, além de tantos outros fatores, a produção dessa energia elétrica. 

Pensando em sair desse prejuízo, as hidrelétricas costumam impor novas taxas tarifárias para os consumidores a fim de deixar tudo isso equilibrado. E com certeza, esse é um dos motivos que consegue dar mais visibilidade ao sistema de energia solar

Cada estado possui a sua taxa em relação a uma residência que possui o sistema de energia solar, sendo uma média de R$ 24,40, mas claro que isso varia dependendo da região a qual você mora. No geral, existe uma redução de quase 98% do valor que você pagava com a energia elétrica. 

Valorizando o seu imóvel: se você está tentando vender o seu imóvel, colocar um sistema de energia solar com certeza vai fazer com que esse lugar seja valorizado, e em média o valor acresce 20% do seu valor original. 

Os Estados Unidos, por exemplo, são um país que costuma valorizar esse tipo de requisito em um imóvel, inclusive é a preferência dos compradores. Portanto, as construtoras estão utilizando esse ponto para adicionar em seus projetos, a fim de atrair novos clientes. 

Incentivo do governo: como nosso sistema elétrico está passando por uma crise, o governo do Brasil estimula a utilização de energias que sejam alternativas a esse convencional o qual estamos acostumados. 

Claro que existem diversas possibilidades existentes para reduzir a crise desse sistema elétrico no nosso país, porém o que consegue de destacar é a geração de uma energia solar em nossa própria residência. Isso significa dizer que o clima ainda é bem preocupante, e que nós estamos sempre procurando melhoras. 

IPTU VERDE: o Imposto Predial e Territorial Urbano começou a oferecer um desconto (que é gradativo) a todos os que possuem medidas sustentáveis em suas residências, visando a proteção do meio ambiente. A finalidade desse desconto é criar uma consciência nas pessoas em relação as mais variadas formas de ajudar o nosso planeta. 

Contudo, o nosso alerta é que você verifique com cuidado o que a sua região fala sobre isso, mais especificamente o município o qual você reside. Afinal, esse imposto é de natureza municipal, então existe uma legislação específica para regê-la, bem como se informar se a sua cidade adere a esse plano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *