Energia solar realmente vale a pena? Mitos e verdades sobre o sistema.

Energia_Solar

Um assunto que ganhou alta relevância nos últimos tempos com certeza é a possibilidade de implantar alternativas sustentáveis, independente do local pretendido. Uma dessas opções é a energia solar, e hoje resolvemos te mostrar se essa energia realmente vale a pena. 

Com certeza você já se deparou com algum texto ou informativo sobre esse assunto, e se você teve qualquer tipo de dúvida não se desespere, pois isso é normal, visto que nem todos costumam conversar de maneira aberta e profunda sobre o tema, a fim de tornar essa uma prática mais cara. 

Como ainda a energia solar é tida como uma alternativa “nova”, apesar de já estar no mercado há algum tempo, as empresas que realizam essa instalação não possuem um parâmetro para cobrar sobre o serviço. Isso faz com que nós tenhamos uma visão de que essa energia possui um valor expansivo. 

Contudo, hoje separamos alguns motivos para que você possa refletir sobre o assunto e tire as suas próprias conclusões. Além disso, também levamos em consideração que nem todos possuem uma condição financeira confortável. 

Mas se você tiver, sempre aposte em alternativas benéficas para o meio ambiente. Este é o nosso lar, e devemos cuidar dele com carinho. 

Energia_Solar

O que é o sistema de energia solar? 

Esse sistema fotovoltaico é aquele responsável por gerar energia elétrica a partir da captação de uma radiação solar, sendo, portanto, vantajosa para o meio ambiente. Inclusive, essa é uma prática cada vez mais frequente em nosso país. 

Isso porque o nosso território brasileiro é capaz de realizar essa transformação de energia com facilidade, visto a sua abundância no recurso citado. Principalmente, esse sistema é mais fácil de ser utilizado na região nordeste no país, então devemos aproveitar essa oportunidade. 

No geral, as pessoas que se adaptam a essa realidade não estão muito preocupadas com o meio ambiente, e sim na sua conta de energia. Claro que uma parcela dessas pessoas interessadas se importa com a natureza, mas na realidade a maioria delas percebe a economia que há no uso desse sistema. 

Por exemplo, se você analisar, cada estado do país traz consigo uma determinação de valor a ser pago no caso da utilização desse sistema. Em média, você costuma pagar R$ 24,40 quando instala o sistema de energia solar, mas isso varia dependendo da sua localização, então é necessário de informar. 

Para entender sobre o sistema de energia solar ou fotovoltaico, é preciso conhecer as suas “ramificações”, digamos assim, que seriam os tipos de sistema.  

A diferença entre o sistema isolado (Off-grid) e o sistema conectado à rede (Grid-tie) é que, no sistema Isolado o terreno o qual será implantado esse sistema é um lugar remoto ou até mesmo em locais em que o custo para se conectar a uma fonte de energia elétrica possui valores altos, o que torna as suas contas mais caras. 

Podemos citar um exemplo de locais em que se instalam o sistema isolado a casa de campo, afinal, nesses locais é possível perceber um certo descaso quanto a energia elétrica, e, nesse sentido, são cobradas taxas mais altas. 

Outros exemplos são os pontos de iluminação ou até aqueles de telecomunicação, que também são focos desse sistema isolado, o qual conhecemos pelo nome de off-grid. 

Analisando em outra perspectiva, os sistemas que são conhecidos por estarem conectados à rede têm a finalidade de substituir (e em algumas situações, complementar) a energia elétrica a qual já estamos acostumados – aquela que está ligada a rede elétrica. Então, essa é a mais conhecida, e até mesmo a mais pedida e utilizada. 

Existem vantagens no uso do sistema de energia solar? 

Agora que você já entendeu sobre o funcionamento desse sistema de energia solar, vamos conferir se existem vantagens em relação a essa modalidade, inclusive comentando sobre a existência de mitos e verdades que cercam esse assunto tão interessante. 

É verdade que não há energia solar no inverno? Não! Talvez essa seja a maior dúvida de quem pretende entender sobre o tema, pois as pessoas acham que por estar frio, não será possível captar a radiação solar necessária para o funcionamento do sistema, mas este é um pensamento equivocado. 

Explicamos esse mito a partir de uma rápida reflexão: o sistema de energia solar não capta a temperatura do sol, e sim a sua luz proveniente. É normal que haja uma confusão sobre esse entendimento, mas se você parar e refletir sobre, vai chegar em um pensamento mais perto da realidade. 

O meu sistema solar exige muitas manutenções? Não! Como o sistema solar requer uma certa atenção no momento da instalação, tudo é feito sob medida para que este possua uma boa vida útil, inclusiva algumas partes desse sistema têm essa finalidade. No máximo, você vai precisar de uma revisão anual e pronto, tudo resolvido. 

Posso fabricar o meu próprio sistema solar? Há controvérsias. Além de estarmos em uma época em que novas alternativas sustentáveis estão em altas, os DIYs também estão (que seriam os “do it yourself”, e traduzido é “faça você mesmo”), portanto algumas pessoas tentam inovar nesse sentido. 

Podemos encontrar agora mesmo com uma busca rápida na internet pessoas que ensinam a fazer placas solares em casa, com materiais pouco usuais e fáceis de encontrar. Porém, elas não te darão o mesmo retorno do que a disponibilizada por empresas. Por isso, existem controvérsias nesse questionamento. 

O meu painel solar é frágil, podendo quebrar com facilidade: mito! Exatamente, este é um dos mitos que precisam ser reafirmados como um equívoco, pois isso costuma ser decisivo na hora da contratação ou compra. Perceba que esse material já foi pensado justamente para estar no lado de fora da casa, recebendo uma exposição. 

Se ele realmente quebrasse facilmente, ele não seria projetado com essa finalidade, e ficaria do lado de dentro, então reflita sobre isso. O seu painel solar já está preparado para as eventualidades que a natureza costuma nos propor, e quanto a isso não se preocupe. 

Veja a seguir: Veja como economizar luz – Comece a economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *