É uma rede local de eletricidade capaz de se desconectar da rede tradicional de energia elétrica, trabalhando de forma autônoma.
Para entender como funciona uma microgrid, primeiro você precisa entender como a rede tradicional de energia funciona.
A rede liga casas, empresas e outros edifícios a fontes de energia centrais, o que nos permite usar os aparelhos elétricos e eletrônicos. Mas essa interconectividade significa que, quando parte da rede precisa ser desconectada por algum motivo, um grupo de consumidores será afetado ficando sem abastecimento de energia. Nesse caso, se houvesse um microgrid para o grupo de consumidores, ou mesmo para um único consumidor, não haveria falta de energia, pois o microgrid iria se desconectar da rede tradicional e funcionar autonomamente através de geradores próprios. Além de proteger contra a falta de energia da rede tradicional, os microgrids também são úteis em momentos em que a qualidade da energia da rede é precária, como por exemplo quando ocorre queda de tensão ou frequência da rede. Outro fator relevante é a questão econômica, visto que a geração localizada de energia no microgrid reduz o consumo de energia da rede elétrica tradicional.
Os microgrids se integram com fontes de energia renováveis, como energia solar, energia eólica, pequena centrais hidroelétricas, geotérmica, biomassa e cogeração.