Como ser uma empresa sustentável?

tecnica-sustantavel

Em cada organização existem alavancas que podem ser usadas para proteger o meio ambiente, mas daí pode surgir a pergunta: como ser uma empresa sustentável?

O que a ação sustentável traz para a empresa?

É claro que a ação sustentável é inevitavelmente parte do futuro das empresas modernas. 

Mas quais são os benefícios de estratégias ambientalmente conscientes e estratégias pró-sociedade para os empregadores? Porque a reestruturação sempre custa dinheiro, mas pode garantir fontes de receita a longo prazo.

Além disso, a ação sustentável fortalece o status geral da sociedade, cria confiança e pode representar uma vantagem competitiva em crises.

Vantagens corporativas da ação sustentável e socialmente responsável

  • A atratividade para os funcionários e potenciais aumenta (trabalhadores qualificados são mais fáceis de manter).
  • A cooperação com as partes interessadas é fortalecida (hoje, as grandes empresas exigem uma gestão sustentável).
  • Aumentar a presença e visibilidade do público. 
  • Uma posição positiva é criada no público (bem como no ambiente econômico regional), o que beneficia o próprio trabalho de relações públicas da empresa.

Como ser uma empresa sustentável? Dicas de sustentabilidade

Pela primeira vez, as empresas estão em condições de ter uma influência decisiva na ação socialmente sustentável. A crescente responsabilidade para com nosso meio ambiente desempenha um papel cada vez mais importante. 

Ao contrário do que muitos assumem, assumir esta responsabilidade não impede os interesses das empresas – pelo contrário.

Proteger o meio ambiente é um dos cinco principais objetivos que as empresas devem defender, se depender da força de trabalho em crescimento. 

E como estima-se que essa nova geração constitua mais de um terço da força de trabalho mundial até 2021, a sustentabilidade não é mais apenas “uma coisa boa”, mas terá um impacto significativo na atração de talentos e na promoção de uma cultura corporativa moderna. 

A cultura corporativa verde

Poucos fatores dentro de uma empresa contribuem mais para o sucesso do negócio do que sua própria cultura, manifestada em valores, comportamentos e o estabelecimento de prioridades que moldam a forma como os funcionários trabalham. 

Se os valores corporativos são realmente vividos depende se os funcionários se identificam com a cultura da empresa e ajudam ativamente a moldá-la.

A sustentabilidade deve estar firmemente ancorada na cultura corporativa e ser refletida de forma abrangente no trabalho diário. Desde a missão corporativa, passando pela mobília do escritório e da área operacional, até o engajamento da equipe social.

Mas como ser uma empresa sustentável e estabelecer uma cultura de trabalho na prática? 

Aqui estão cinco dicas para empresas:

  1. Entenda sua própria pegada ecológica

Se uma empresa deseja reduzir o impacto no meio ambiente, deve-se primeiro desenvolver uma compreensão de que é composta a atual pegada ecológica. 

Isso inclui uma compreensão clara do consumo atual de energia, gestão de resíduos, entregas de alimentos e bebidas, gestão de escritório, processos de logística, etc. 

A mobilidade dos funcionários também desempenha um papel, quais meios de transporte são usados ​​para o deslocamento, com que frequência os funcionários voam para reuniões de negócios e assim por diante… 

As descobertas podem ser chocantes: eletricidade, aquecimento e ar condicionado geralmente representam mais de 75 por cento do consumo de energia de um prédio comercial, com cerca de um terço dessa energia sendo desperdiçada.

  1. Ancorar metas ambiciosas na missão da empresa

Para passar para a cultura, a ação sustentável deve ser integrada à missão corporativa e, portanto, ao core business. Já existem inúmeras iniciativas que agrupam objetivos sustentáveis.

Para o máximo engajamento, os funcionários devem estar envolvidos no estabelecimento de metas – seja na forma de grupos de foco, pesquisas ou chamadas abertas para sugestões. 

Os objetivos correspondentes podem ser, por exemplo, proibir completamente o plástico do escritório, para alcançar uma mobilidade neutra para o clima ou trabalhar apenas com parceiros de logística que garantam uma cadeia de abastecimento socialmente sustentável

  1. Avalie o progresso e comemore com a equipe

A dinâmica da “Missão Sustentabilidade” é fomentada por meio do compartilhamento de atualizações regulares com os funcionários que estimulam um maior engajamento. 

Quanta embalagem descartável foi economizada desde que a cozinha mudou para recipientes de vidro, por quantos por cento as emissões foram reduzidas desde que a equipe tem usado tíquetes de trabalho para transporte local? 

Celebrar regularmente o que vocês conquistaram juntos os motiva a iniciar novas mudanças.

  1. Aumente o círculo de influência

Para expandir o escopo de sua própria iniciativa, as empresas também podem obrigar os prestadores de serviços a atuar de forma mais consciente do ponto de vista ambiental, se possível. 

Por que não estabelecer programas de treinamento para promover talentos ambientalmente conscientes ou apoiar programas de educação locais? Já existem inúmeras empresas e iniciativas que desenvolveram processos de reciclagem inteligentes. 

  1. Questione

As empresas não devem ter medo de reavaliar regularmente seus processos anteriores à luz de um futuro mais sustentável. Qual é a melhor prática empresarial sustentável de acordo com as conclusões de 2019 pode já estar obsoleta em 2020 e 2021. 

Sua própria equipe deve ser incentivada a questionar regularmente ideias sobre sustentabilidade. Mas pensar fora da caixa também pode ajudar a encontrar uma resposta para a pergunta: como ser uma empresa sustentável

Uma coisa é certa: há muito a ser feito. Para obter o máximo de comprometimento, cada empresa deve considerar quais medidas de sustentabilidade atribuem a mais alta prioridade. 

Como ser uma empresa sustentável no dia a dia? Outras Dicas

A impressora como parte integrante da vida cotidiana do escritório

 

Use cartuchos de tinta recarregáveis ​​ou cartuchos de toner. Em vez de usar cartuchos de cores combinadas, use cartuchos individuais para que cada cor seja totalmente utilizada. Isso é mais eficiente em termos de energia.

Economize papel: imprima somente o que for realmente necessário. Defina “impressão em ambos os lados”.

Desligue o computador: desligue completamente o PC da corrente após o trabalho. Os computadores geralmente usam eletricidade mesmo quando estão desligados

Compre artigos de higiene feitos com papel reciclado. Lixo separado: Papel, plástico, lixo doméstico, vidro e, principalmente, baterias e itens elétricos devem ser devidamente separados e descartados. Se a reciclagem for lenta, você pode nomear um mentor de separação de resíduos para educar e motivar os colegas.

Veja também: A Energia que Consumimos – Confira energias renováveis e não-renováveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *