Como economizar na conta de luz? Descubra agora

Economizar_na_Conta_de_Luz

As estatísticas oniscientes afirmam que 40% de toda a eletricidade gerada é gasta em iluminação no Brasil. Mas será que sempre usamos essa incrível quantidade de energia adicional de forma racional e sem causar danos a nós mesmos? Como você aprende a fazer isso direito? Como economizar na conta de luz?

Estas dicas simples podem ajudá-lo a economizar na conta de luz:

Economizar_na_Conta_de_Luz

Como economizar na conta de luz com as lâmpadas?

Dispositivos modernos de economia de energia podem ajudar a economizar na conta de luz como por exemplo os painéis solares. Outra dica são as lâmpadas fluorescentes. E não se esqueça de apagar as luzes quando deixar um ambiente.  

Um pouco sobre as vantagens das lâmpadas economizadoras de energia:

Consumo de energia mais eficiente (quando comparado com lâmpadas incandescentes, elas consomem 4-5 vezes menos energia).

Elevada eficácia luminosa: uma lâmpada economizadora de 12 W, em termos de intensidade luminosa, aproximadamente igual a 60 W de uma lâmpada incandescente convencional.

Não emite grandes quantidades de energia térmica (esta propriedade pode ser usada em pequenas luminárias) e distribui a luz de maneira mais uniforme e suave (uma lâmpada comum converte não mais que 10% da energia consumida em luz e o restante em calor).

As lâmpadas economizadoras de energia geralmente têm uma vida útil mais longa. 

Se você estiver substituindo as lâmpadas, é melhor começar em salas onde as lâmpadas estão acesas há muito tempo. Além disso, oscilações frequentes na rede elétrica, altas ou, inversamente, temperaturas muito baixas, afetam muito a vida útil. 

A desvantagem indiscutível das lâmpadas fluorescentes é o alto custo (embora agora já sejam muito mais baratas do que, digamos, 3-4 anos atrás).

Bem, se você realmente não pode substituir as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes, use pelo menos lâmpadas de baixa potência.

Como economizar na conta de luz com medidores?

A questão do uso de medidores não é inequívoca. Mas se considerarmos que alguns eletrodomésticos funcionam 24 horas por dia (geladeira) ou quase constantemente em modo “hibernar” (TV, computadores, etc.), então, dado seu trabalho à noite, talvez ainda seja benéfico o medidor como ajuda a economizar na conta de luz.

Além disso, os medidores modernos contabilizam a eletricidade com muito mais precisão do que os medidores de indução.

Economia útil

Em primeiro lugar, vamos pensar: estamos usando eletrodomésticos corretamente? Já foi comprovado por especialistas que os eletrodomésticos geralmente consomem muito mais eletricidade do que o necessário para operação normal.

Como já descobrimos, muitos eletrodomésticos (fornos de micro-ondas, televisores, fontes de alimentação, equipamentos de áudio e vídeo, aquecedores de água, computadores, ar condicionado e uma dezena de outros aparelhos) consomem eletricidade não só em funcionamento, mas também no modo “standby” ou, no modo “dormir”.
Cada um desses dispositivos individualmente não consome tanta eletricidade. Mas se somarmos o consumo de todos os aparelhos que funcionam no modo “hibernação” em nossos lares, teremos valores não pequenos a serem pagos nas contas.

Por exemplo, o tempo médio de espera de uma TV é de 19 horas, para um forno de micro-ondas – 23,8 horas, para um CD player – 23 horas por dia.

Como resultado, é de 5 a 10% do consumo total de eletricidade. E se traduzirmos esses juros em dinheiro, então, de acordo com especialistas, cerca de 3.000 reais são desperdiçados por ano.

E qual é a solução? a saída é muito simples. Sempre desconecte os aparelhos que não estão em uso.

Maravilhas da tecnologia para economizar na conta de luz

Obviamente, para todos: você não economizará muito com uma geladeira velha ou uma TV. Os eletrodomésticos fabricados há 15-20 anos consomem 2 vezes mais eletricidade.

A saída desta situação: compre eletrodomésticos modernos com eficiência energética. Como descobrir a eficiência energética de um determinado dispositivo?

Fogão elétrico

Um fogão elétrico consome muita eletricidade. Como você pode economizar na conta de luz neste caso:

Não pré-aqueça o forno com antecedência, se isso não estiver previsto na receita de cozimento.

Modos rápidos e econômicos

Carga total, mas sem sobrecarga (a sobrecarga aumenta o consumo de eletricidade em até 10%).

Ferro de passar roupa

Aqui você também pode usar o princípio do calor residual, ou seja, desligar o ferro de 5 a 10 minutos antes de terminar de passar.

Use ferros com função de desligamento automático.

Ar condicionado

Defina a temperatura correta para resfriar o ambiente.

Certifique-se de que todas as janelas e portas estão fechadas antes de ligar.

Ao comprar um ar condicionado, guie-se pelo tamanho da sala e pela quantidade de pessoas que estarão nela. Um dispositivo projetado para uma grande área simplesmente “consumirá” eletricidade sem nenhum benefício

Limpe os ventiladores e filtros regularmente

Diminua o brilho do monitor (isso afeta o consumo de energia);

Desligue o computador se não for usá-lo por muito tempo;

Ligue todos os dispositivos periféricos (scanners, impressoras, modems) por meio de um filtro de linha e sempre desligue quando esses dispositivos não estiverem funcionando.

Use monitores LCD sempre que possível.

Use um laptop com mais frequência (ele “consome” menos energia do que um computador estacionário).

Lave roupas sem a pré-lavagem

As máquinas de lavar de hoje são tão potentes que a pré-lavagem é desnecessária. Lavar sem pré-lavagem evita até 35 kg de CO2 por ano com três lavagens por semana.

Outras dicas sobre como economizar com máquinas de lavar inclui:

Algumas máquinas de lavar também têm um programa de lavagem curto que é completamente suficiente para roupas ligeiramente sujas – outra vantagem no seu equilíbrio de energia!

Economize luz fechando a porta da geladeira rapidamente

Cada vez que você abre a porta da geladeira, o frio escapa. Para compensar isso, sua geladeira precisa de muita energia.  

Portanto, é melhor dar uma olhada rápida na geladeira, fechar a porta novamente e então pensar calmamente no que você está precisando, em vez de meditar por minutos na frente da geladeira aberta. 

Obviamente, economizar energia não é tão difícil. O principal obstáculo provavelmente somos nós mesmos. Assim que percebermos que não desperdiçar energia elétrica é benéfico, antes de tudo, para nós, teremos sucesso.

Veja a seguir: Consumo consciente de energia elétrica. Economize e preserve o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *