Como ter uma casa sustentável? Confira essas dicas

casa_sustentavel

Como ter uma casa sustentável? Isso significa moldar o estilo de vida no sentido da sustentabilidade, e moldar o presente de forma que isso não aconteça em detrimento das gerações futuras. 

De acordo com a definição comum de sustentabilidade, isso só é possível se você combinar objetivos econômicos com objetivos ecológicos e sociais. Mas o que isso significa exatamente na prática ou para todos nós que realmente queremos saber como ter uma casa sustentável e viver da mesma forma?

Viver de forma sustentável pode ser aplicado em todas as áreas: do consumo ao trabalho, às casas em que vivemos ou ao planejamento das férias. E a boa notícia é: mesmo pequenas mudanças que são incorporadas passo a passo na vida cotidiana podem fazer uma grande diferença. 

Reunimos algumas ideias para você que são fáceis de implementar, sem a necessidade de praticar sacrifícios extremos. Porque viver de forma sustentável é realmente muito fácil!

casa_sustentavel

Como ter uma casa sustentável? Dicas práticas

Regras simples para um consumo mais sustentável

Como ter uma casa sustentável economizando energia elétrica?

Não apenas no trabalho, mas também em suas próprias quatro paredes, você pode viver de forma sustentável por meio do consumo de energia. 

Também é aconselhável sempre desconectar os dispositivos que não estão em uso. O uso de lâmpadas LED também economiza eletricidade. Apenas acenda a luz nos cômodos em que você estiver hospedado.

Como ter uma casa sustentável com a limpeza?

Para reduzir a poluição de nossa água, uma dosagem exata é importante. Motivo: muitos produtos de limpeza contêm substâncias prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. 

Nas compras

As compras também podem se tornar sustentáveis ​​em muitos lugares. Idealmente, evite o desperdício de alimentos. Cerca de 60 por cento dos resíduos vêm de nós, consumidores. 

Na cozinha

Também existe potencial para economia em termos de energia e água ao cozinhar, é mais eficiente em termos energéticos aquecer a água do chá e da comida.

Deixar a tampa em panelas e frigideiras enquanto cozinha economiza energia adicional. Ao usar panelas de pressão, você pode até economizar até 50% do gás.

Ao assar, é aconselhável ligar o forno na ventoinha. Além disso, a geladeira e o freezer nunca devem ser deixados abertos por mais tempo do que o necessário. 

Sustentabilidade no banheiro

Para economizar água quente, o banho não deve ultrapassar dez minutos, caso contrário, o consumo de água seria superior ao de um banho completo. A água também nunca deve correr ao se ensaboar.

Evite o lixo

As sacolas e cestas de compras reutilizáveis ​​substituem as sacolas plásticas durante as compras. Além disso, você deve comprar produtos sem embalagem, ou com embalagens recicladas ou reutilizáveis.

Diferencie “necessidade” de “desejo”.  A publicidade está em toda parte. Mas ainda tente não deixar isso ou a pressão de outras pessoas persuadi-lo com novos “desejos de consumo”! Principalmente quando se trata de moda e eletrônicos. 

As tendências mudam particularmente rapidamente. No final das contas, é legal se você não segue todas as tendências, mas tem seu próprio estilo, e se dá bem com alguns itens de alta qualidade que você valoriza e cuida o máximo possível.

Reparando (tendo) em vez de jogar fora. Um bom começo! Buracos e rasgos na roupa podem remendados. Foi assim que a vovó fez e você também pode fazer! Mesmo muitos dispositivos quebrados podem ser restaurados por profissionais, muitas vezes durante o período de garantia. 

Dê nova vida às coisas velhas. Você pega coisas aparentemente sem valor e faz algo útil com elas. Pode ser um tripé feito de cortiça, um dispensador de água no canteiro feito de garrafas de plástico, um vaso feito de uma bota de borracha velha ou mesmo uma cama feita de paletes de madeira! 

As ideias são infinitas. Especialmente quando você tem filhos, pode fazer muitas coisas boas com as sobras e outras coisas! 

Como ter uma casa sustentável economizando recursos?

Começando pela energia elétrica, você já pensou em utilizar painel solar? Depois, o mais importante: poupe eletricidade! Porque o mais importante quando se trata de sustentabilidade é economizar energia. 

A iluminação certa também pode economizar eletricidade ou energia. Não há necessidade de iluminação fixa em todos os cômodos e deve-se prestar atenção ao uso de lâmpadas economizadoras de energia. 

Você também deve usar outros recursos com moderação e cuidado em casa, como a água da torneira. Lave a baixas temperaturas com um detergente orgânico e poupe água fechando a torneira quando se ensaboa no banho, por exemplo!

Outras medidas sobre como ter uma casa sustentável diz respeito a lidar com ou evitar o desperdício. Isso inclui o uso de menos embalagens de plástico e outras descartáveis.

Além disso, muitos produtos descartáveis ​​podem ser substituídos por alternativas reutilizáveis, por exemplo, o saco de plástico com o saco de juta ou o canudo de plástico com alternativas de metal. Algumas pessoas até tentam viver completamente sem plástico!

Você também deve adquirir o hábito de separar o lixo (e pensar em compostagem ou lixo orgânico) e, claro, manter as sobras bem fechadas – de forma que o mínimo possível de resíduos e tenha que ser jogado fora. 

Afinal, a comida é, sem dúvida, um recurso valioso que é produzido usando energia. 

Móveis sustentáveis ​​para a casa

Você sabia que um colchão de cama é descartado a cada 4 segundos? Só na Europa, 5 milhões de colchões velhos geram 100.000 toneladas de resíduos por ano, sendo assim procure por outras alterativas ou só troque em último caso.

Os produtos padrão no mercado são feitos de materiais derivados do petróleo, não são recicláveis ​​e são queimados ou enterrados no final de sua vida útil. 

Viver de forma sustentável começa com os pequenos gestos!

Você não precisa mudar toda a sua vida para viver de forma sustentável. Às vezes, algumas pequenas mudanças são suficientes para tornar seu estilo de vida um pouco mais sustentável. 

Claro, novos hábitos precisam de algumas semanas para se estabelecerem. É por isso que você deve tentar, por um mês, mudar algo em sua vida cotidiana. 

Sustentabilidade é um termo complexo, implementado corretamente, pode levar a uma vida mais saudável, feliz e muito mais interessante. Experimente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *