Como funciona o Painel Solar?

Painel_Solar

De um tempo para cá, a sociedade como um todo começou a criar um senso de preocupação quanto a poluição ou até mesmo quanto ao esgotamento de recursos naturais provenientes do meio ambiente. No geral, hoje em dia se comenta com maior frequência no que se refere a opções mais sustentáveis para o planeta. 

Sem sombra de dúvidas, a alternativa mais comentada é o uso de energia solar. Por esse motivo, entendemos que é importante compreender melhor sobre o assunto, até para procurar introduzir essas novas opções em nosso cotidiano. A preocupação com a natureza não nunca ser negligenciada. 

Lembre-se de que o meio ambiente é o nosso lar, e por isso ele deve ser bem tratado. A natureza não existe para que nós tiremos tudo dela para o nosso bem, e sim que exista um equilíbrio e respeito entre os dois mundos. 

Dito isso, trouxemos o painel solar como um exemplo de opção utilizada cada vez mais na sociedade, e hoje mostraremos o seu funcionamento na prática. 

Painel_Solar

O que é o painel solar? 

Hoje em dia, muito se comenta sobre esse assunto, mas você realmente sabe o que é um painel solar e para que serve? 

A partir do seu nome, painel solar, podemos ter uma noção do que esse equipamento pode nos oferecer e como ele funciona. Esse equipamento, o painel solar, possui uma finalidade de transformar a luz solar em energia elétrica, tudo isso a partir da sua composição de células fotovoltaicas. 

Sempre que é comentado sobre o painel solar, que a gente entenda esse equipamento como aquele que fica em telhados de residências ou qualquer outro tipo de imóvel. Porém, poucas pessoas sabem realmente do que se trata, como funciona ou até mesmo do que é feito. 

Para que você consiga energia elétrica a partir de energia solar, é necessário que você possua todo um sistema solar fotovoltaico, e o painel solar não é o único componente, mas com certeza é o que mais chama atenção por estar tão exposto.

Isso ocorre porque o painel precisa estar localizado no telhado do imóvel, para que consiga receber os raios solares necessários para essa geração de energia elétrica, consequentemente é o elemento mais aparente de um sistema solar fotovoltaico. 

Essa posição do painel solar de maneira direta com a radiação proveniente do Sol é estratégica para que não haja a interferência de sombras, por exemplo, e então ocorra com um bom funcionamento do seu sistema solar fotovoltaico.

Como funciona o painel solar? 

Você já sabe que o painel solar é o responsável por converter os raios provenientes do sol em energia elétrica para a residência ou imóvel, contudo a explicação para isso é o seu efeito fotovoltaico. 

Esse efeito fotovoltaico pode ser explicado a partir desistência da diferença do potencial, comumente chamado de voltagem, o que causa a interação de elétrons do átomo deste material, produzindo as células fotovoltaicas. 

Essas células fotovoltaicas possuem uma composição de duas metades em que o seu material é considerado semicondutor. Isso significa dizer que uma parte dessas células é negativa e a outra é positiva. No espaço em que essas duas metades se encontram, forma-se um campo elétrico que evita o acesso de qualquer um dos lados. 

Por isso, quando a luminosidade entra neste espaço, os elétrons ganham energia necessária para que se liberte em dessa atração dos núcleos desses respectivos átomos, e dessa forma se tornam elétrons livres. 

Nesse campo elétrico, os elétrons costumam estar sempre na metade que é negativa e na face dessas células fotovoltaicas existe uma grade responsável pela captura dos elétrons que se tornaram livres formando então uma corrente elétrica. 

E chegamos ao que desejamos, a corrente elétrica aproveita e realiza um trabalho útil que é o necessário para alimentar os equipamentos que exigem a eletricidade, ou até mesmo o carregamento de baterias.

E quais os mitos e verdades sobre o uso do painel solar? 

Como o painel solar ganhou uma grande repercussão na sociedade, o que fez aumentar o debate acerca desse uso, separamos alguns mitos e verdades sobre ele. 

O primeiro questionamento que toma conta daqueles que procuram pelo tema é a possibilidade de criar um painel solar caseiro, porém existem muitas controvérsias em relação a isso. 

Se você pesquisar agora na internet, com certeza vai encontrar diversas maneiras de criar o seu próprio painel solar de maneira caseira, inclusive com materiais usuais e fáceis de encontrar no mercado. 

Contudo, talvez você não consiga aproveitar a energia solar com a sua placa da mesma forma em que aquelas que são ofertadas por empresas que já estão acostumados a fabricar esse material. 

Isso pode representar uma perda de tempo por você e desperdício de materiais, mas não terá o mesmo aproveitamento, logo o seu trabalho foi em vão. 

Entendemos que a sua intenção é a das melhoras, mas na prática as coisas ocorrem de outra forma. 

Outro mito é achar que em regiões de inverno o frio as placas solares não são eficientes, contudo, este é um pensamento equivocado. Afinal, o que é utilizado pelo painel solar não é a temperatura em se, e se os raios solares captados de maneira direta do Sol.

Então mesmo que você mora em uma região fria, o que deve ser analisado é radiação solar que esse local possui, e só a partir deste fato você pode decidir se será benéfico ou não para você a instalação de painéis solares.

Por fim, queremos esclarecer acerca da resistência que as placas solares costumam oferecer para os seus usuários. Algumas pessoas comentam sempre que o painel solar é de extrema fragilidade, mas estamos aqui para te explicar como isso é falso. 

Imagine que o painel solar foi feito justamente com esse fim: estar na parte externa na sua casa para então conseguir realizar o seu funcionamento de maneira simples. Se ele fosse frágil, você não acha que ele seria pensado para estar do lado de fora do seu imóvel? É sempre bom estimular esse tipo de pensamento. 

Veja a seguir: Quanto custa um painel solar, a instalação e os melhores modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *