Energia solar: como podemos aproveitá-la ao máximo?

energia_solar

Não é segredo para ninguém que nós, humanos, temos utilizado de maneira equivocada os recursos que o meio ambiente nos proporciona, e por isso estamos colocando o planeta em uma situação de emergência. Para reverter esse cenário, precisamos usar os recursos que estão em abundância, como a energia solar

Entendemos a energia solar como um dos recursos mais abundantes do planeta, além de não existir possibilidade do seu esgotamento. Por isso, precisamos nos perguntar como aproveitar essa energia ao máximo. Inclusive, isso tem um retorno positivo para nós, de maneira individual, e para o planeta. 

O meio ambiente é o nosso lar, mas, por muitas vezes, não tratamos ele dessa maneira, pois fazemos de tudo para acabar com as alternativas que ele nos dispõe. Uma opção é aproveitar a energia solar como o nosso aliado, até para tornar a vida mais saudável. 

Para conseguir esse feito, é necessário encontrar opções mais sustentáveis, ou seja, que não sejam tão agressivas ao planeta, em comparação às alternativas já escolhidas com frequência. 

Energia_Solar

Como posso aproveitar a energia solar? 

Primeiramente, queremos deixar claro que a energia solar apresenta uma boa aptidão para a geração de energia elétrica, que é a opção mais conhecida entre todos os públicos. Mas há outras maneiras de se aproveitar esse recurso. 

Até porque, a energia solar é tida como uma opção sustentável, então separamos algumas alternativas de onde podemos aplicar o uso dessa energia, a fim de tornar o mundo em que vivemos mais sustentável. 

Iluminando praças com energia solar: já pensou iluminar toda uma praça na sua cidade utilizando somente a energia solar? Sim, isso é totalmente possível e existem alguns países já fazendo uso dessa técnica. Esse seria um exemplo de energia solar fotovoltaica, auxiliando até a economia de gastos com iluminação pública. 

Inclusive, esse exemplo das praças não para por aí, podendo ser reutilizada em escolas! Estima-se que esse uso pode refletir em altas economia para o sistema econômico. Claro que é necessário investir uma boa quantia antes de propriamente receber os seus benefícios, mas isso é perceptível logo a curto prazo. 

Usando a energia solar na modalidade térmica: a energia solar térmica é bastante utilizada no que se refere ao aquecimento de água, como por exemplo em chuveiros elétricos ou, em exemplos de grande escala, em indústrias (para a energia referente ao seu funcionamento).

A energia solar térmica na verdade atinge um horizonte enorme quanto ao seu uso, pois existem diversas possibilidades de se aproveitar este feito. Um dos exemplos é a produção dos materiais ferro ou aço, que ganham cada vez mais destaque no mercado. 

Por outro lado, as residências também conseguem ser beneficiárias dessa modalidade, como em momentos de fornecer água com alta temperatura (e neste caso, um recipiente que recebe a luz solar é bombeada para conseguir disponibilizar essa água quente). 

Então, concluímos que essa alternativa se torna uma opção, além de sustentável, econômica para o aquecimento de água que você tanto deseja. 

Energia solar na modalidade heliotérmica: o uso da energia solar nesta modalidade é uma novidade no ramo, pois ainda não é muito utilizada, porém é uma opção indireta para a produção de energia elétrica, claro que através dos raios solares. 

Neste caso, a luz solar é captada pelo sistema heliotérmico, e em um primeiro momento é armazenada. Depois desse armazenamento, ela se transforma em uma energia mecânica. O último passo é a transformação em energia elétrica, e talvez seja por sua complexidade ela não seja a primeira opção de quem deseja o uso da energia solar, mas com certeza não deve ser descartada. 

Muitos assemelham esse processo ao que ocorre na energia solar térmica, pois o vapor que é o principal elemento para a transformação e geração de eletricidade, mas claro que existem as suas devidas diferenças, e por isso cada uma possui o seu passo a passo. 

Nesse sistema, a partir do armazenamento dessa luz solar, podemos utilizar o produto dessa transformação em lugares que apresentam uma alta incidência de raios solares, além de escassez de nuvens. Todo o ambiente é propício para a utilização desse sistema. 

Como funciona cada modalidade citada? 

Citamos algumas modalidades em que a energia solar pode ser utilizada para o aproveitamento desse recurso tão importante, e agora vamos explicar o funcionamento de cada uma delas. 

Na energia heliotérmica, por exemplo, percebemos que o calor dos raios solares que é primordial para essa transformação de energia. Lembre-se que, na energia fotovoltaica isso não ocorre (estamos chamando atenção por entender que a fotovoltaica é a mais conhecida). 

No geral, os concentradores são utilizados como uma espécie de espelho, e assim toda a energia está focada em um local. Dessa maneira, é possível conseguir chegar ao aquecimento do líquido concentrado dentro do recipiente, gerando vapor e a energia desejada logo em seguida. 

Por outro lado, a energia fotovoltaica consegue transformar os raios solares captados em energia elétrica de maneira direta, sem ter muitos processos por trás disso. Os sistemas dessa energia fotovoltaica são os mais solicitados em empresas e inclusive é a mais conhecido no mercado. 

Os sistemas que possuem essa energia são, geralmente, postos no telhado do imóvel, e assim é possível gerar a esperada energia elétrica. Um dos pontos positivos em relação a esse sistema é a fácil adaptação nos mais diferentes lugares, podendo ser em regiões isoladas ou até mesmo em automóveis, como barcos. 

Por fim, o uso da energia solar térmica é um sistema que converte o calor dos raios solares em energia térmica, como o próprio nome já propõe. No geral, esse sistema é mais focado em residências que desejam utilizar chuveiros elétricos gastando menos que o convencional, pois estes costumam ser caros. 

Contudo, se for analisado por outro lado, a energia solar térmica também é bastante usada em situações que exigem refrigeração, o que proporciona o arrefecimento. 

Além disso, todo esse processo pode obter vapor dos raios solares e chegar à produção de vapor, gerando energia elétrica para ser utilizada em turbinas.

Veja também: Energia solar para casa é realmente vantajosa? Confira agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *